O Centro Primo Levi/PUC-Rio, vinculado ao Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu/PUC-Rio) e criado em 2021, tem por objetivo constituir um espaço de reflexão, pesquisa e divulgação a respeito da obra e dos temas desenvolvidos pelo escritor italiano Primo Levi (1919-1987). Sobrevivente de Auschwitz, Levi foi um pensador de dimensão universal, dos mais originais da segunda metade do século XX.

Seus textos enfrentaram o desafio de pensar a condição humana em situações-limite. Tornaram-se, assim, guias compulsórios para os que se dedicam de modo sistemático à escuta da dor humana, nos mais diferentes contextos. Parte essencial de sua obra tem como referência inequívoca a experiência do autor como interno no campo de extermínio de Auschwitz.

O registro textual que disso resultou possui, ademais, implicações de corte universal, a estimular nossas reservas críticas e nossa atenção para cenários de desfiguração humana, sempre variados e renováveis. A obra de Levi pode ser tomada como obra aberta, não apenas pelas possibilidades de interpretação que suscita, mas sobretudo por sua indelével pertinência e atualidade.

Do ponto de vista prático, o Centro Primo Levi/Rio pretende propiciar a criação de redes de cooperação acadêmica e cultural, em âmbito nacional e internacional, tais como a já desenvolvida com o Centro Internacional de Estudos Primo Levi (Turim/Itália), detentor do maior acervo de textos e documentos a respeito da obra daquele autor. O marco inicial de sua gestação, no âmbito da PUC/Rio, deu-se com a realização do Colóquio “Mundos de Primo Levi” em setembro de 2019. O evento propiciou o encontro de pesquisadores de diferentes áreas e instituições – nacionais e internacionais. Dois de seus efeitos imediatos tiveram papel estruturante para a concepção e a estruturação do CPL/PUC-Rio: o início da edição bianual da revista HurbineK – a primeira em escala nacional e internacional dedicada à obra e aos temas de Primo Levi – e a edição e publicação, pela Editora da PUC-Rio, da coletânea Mundos de Primo Levi, com a reunião de parte dos escritos apresentados no referido colóquio.

As atividades do Centro Primo Levi/PUC-Rio integram um conjunto de iniciativas de difusão da obra e dos temas do pensador italiano, no empenho de fortalecer espaços de reflexão sobre a condição humana em tempos sombrios. Nessa medida, seu horizonte potencial de permanência e de expansão parece ser ilimitado.