Coletânea
Mundos de Primo Levi
Renato Lessa e Rosana Kohl Bines
Uma das maiores contribuições da obra de Primo Levi no atual contexto é à nossa capacidade de transformar traumas do passado em memórias para futuros. As marcas trágicas de uma vida – seja de um indivíduo, seja de uma sociedade, seja de uma nação – nem sempre conseguem atingir uma elaboração coletiva que permaneça de forma pedagógica na imaginação pública. Nesse sentido, o trabalho diversificado produzido por Levi em quatro décadas de ação intelectual é um dos mais contundentes para entendermos a tarefa política que ainda envolve temas chaves como memória, testemunho e narrativa.
É nessa amplitude de questões nodais da existência que a obra de Primo Levi permite a constituição de uma comunidade de pesquisadores cujo perfil é, necessariamente, multidisciplinar. Os encontros que vemos nesta coletânea, frutos do Colóquio Mundos de Primo Levi, realizado em setembro de 2019 pelo Centro Primo Levi em associação com o Instituto de Estudos Avançados em Humanidades da PUC-Rio, retratam a trama de saberes que fazem do autor homenageado um campo profícuo de reflexões sobre o contemporâneo. Filosofia, literatura, psicanálise, direito e política são alguns dos eixos que circulam com extrema qualidade nos textos aqui publicados.
Nessa ampla visada sobre a obra e a vida de Levi, a coletânea organizada por Rosana Kohl Bines e Renato Lessa articula tanto a profundidade de ensaios que mergulham em recortes caros ao autor italiano, quanto o convite para os que querem se aproximar pela primeira vez do seu trabalho. São textos que apresentam a pertinência de um pensamento cuja provocação atemporal nos apresenta os limites entre a razão iluminista e a aporia das tragédias produzidas pela humanidade, as fissuras entre os fatos e os relatos sobre os mesmos, o perigo constante do negacionismo histórico e científico e a força de narrar histórias como meio decisivo para a produção de novas imaginações políticas.
Fred Coelho
Departamento de Letras da PUC-Rio





